sábado, 21 de março de 2009

A IMPORTÂNCIA DA MÚSICA PARA O DESENVOLVIMENTO DA CRIANÇA DE EDUCAÇÃO INFANTIL



Por seu poder criador e libertador, a música torna-se um poderoso recurso educativo a ser utilizado na Pré-Escola. É preciso que a criança seja habituada a expressar-se musicalmente desde os primeiros anos de sua vida, para que a música venha a se constituir numa faculdade permanente de seu ser.
A música representa uma importante fonte de estímulos, equilíbrio e felicidade para a criança. Assim, na Educação Infantil os fatos musicais devem induzir ações, comportamentos motores e gestuais (ritmos marcados caminhando, batidos com as mãos, e até mesmo falados), inseparáveis da educação perceptiva propriamente dita.
Até o primeiro ano de vida, as janelas escancaradas são as dos sentidos. “A criança está aberta para receber” , diz Muszkat. Contar histórias, pôr música na vitrola, agarrar e beijar, brincar com a fala são estímulos que ajudam o aperfeiçoamento das ligações neurais das regiões sensoriais do cérebro.
Gardner admite que a inteligência musical está relacionada à capacidade de organizar sons de maneira criativa e à discriminação dos elementos constituintes da Música. A teoria afirma que pessoas dotadas dessa inteligência não precisam de aprendizado formal para colocá-la em prática. Isso é real, pois não está sendo questionado o resultado da aplicação da inteligência, mas sim a potencialidade para se trabalhar com a música.
Musicalidade é a tendência ou inclinação do indivíduo para a música. Quanto maior a musicalidade, mais rápido será seu desenvolvimento. Costuma revelar-se na infância e independe de formação acadêmica.
Musicalização é um processo cognitivo e sensorial que envolve o contato com o mundo sonoro e a percepção rítmica, melódica e harmônica. Ela pode ocorrer intuitivamente ou por intermédio da orientação de um profissional.
Se todos nascem potencialmente inteligentes, a musicalidade e a musicalização intuitiva são inerentes a todo ser humano. No entanto, apenas uma porcentagem da população as desenvolvem. Grandes nomes considerados gênios da música iniciaram seus estudos na infância, Mozart, Beethoven, Bach, Carlos Gomes e Villa Lobos, entre outros iniciaram seus estudos tendo como mestres os seus respectivos pais.
Embora o incentivo ambiental familiar e a iniciação na infância sejam positivos, não são essenciais na formação musical. Outros fatores podem ser estímulos favoráveis ao desenvolvimento da inteligência musical: a escola, os amigos, os meios de comunicação...
Talento e conhecimento caminham sempre juntos e um depende do outro. Quanto maior o talento mais fácil se torna o conhecimento. Quanto maior o conhecimento, mais se desenvolve o talento.


Músicos não nascem prontos. Nascem com talento e adquirem formação para se tornarem os músicos que desejam ser.

23 comentários:

  1. ola sou estudante de pedagogia UFAM
    estou no ultimo ano meu tema do tcc é muscica
    na aprendizagem vc pod m ajudar e indicar teoricos

    desde ja agradeço

    c.r

    ResponderExcluir
  2. Olá! Sou Pedagoga, formada há 8 anos (ainda engatinhando...), leciono na rede pública de Jundiaí, interior de SP, para uma turma de 2º ano EF. Este ano estamos desenvolvendo o projeto pedagógico da nossa escola sobre música, e eu estava pesquisando na internet quando achei o blog de vocês. Amei, e me tornei seguidora imediatamente!!! Parabéns pelo trabalho! Nunca se acomodem... A educação é uma questão, inicialmente, de comprometimento, sei que vcs sabem disso, percebi pelo blog!!! Parabéns mais uma vez, espero poder trocar experiências! Bjs de caramelo pra vocês!

    ResponderExcluir
  3. ola sou estidante de pedagogia e estou desenvolvendo um trabalho sobre musica na educação vc pode me ajudar com referencial teorico

    ResponderExcluir
  4. Amei seu blog e as informações postadas!
    Abraços!
    http://simonehelendrumond.ning.com
    http://simonehelendrumond.blogspot.com

    ResponderExcluir
  5. OLÁ,ADOREI SEU BLOG...MUITO BOM
    OLHA EU ESTOU FAZENDO MINHA MONOGRAFIA A RESPEITO DA MÚSICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL. POR GENTILEZA,SERÁ QUE VC NÃO PODE ME AJUDAR? DESDE DE JÁ MUITO OBRIGADA VIU?!

    MEU E- MAIL:geane2008@yahoo.com.br

    abraço

    ResponderExcluir
  6. Que bom encontrar vocês, estou no último semestre de Pedagogia na Unopar(Salvador-Ba)também e o meu TCC é sobre música. Amo música, meu marido é professor na área, já trabalhei com coral há mais de dez anos.

    ResponderExcluir
  7. estava fazendo uma pesquisa na net sobre música na educação infantil quando encontrei o seu blog, então depois de lê-lo so posso fazer um comentário: me apaixonei, vida criativa na net é raro então nao perdi tempo e já sou seguidora. Abraços e parabéns.

    ResponderExcluir
  8. oLá que legal o seu blog,estou começando a trabalhar na minha monográfia"sobre música na educação infantil"e se vc tiver algo mais que possa me ajudar me mande por favor.meu Email é: rocha.mmoreirafabiola@hotmail.com.Fecarei muito grata se vc me enviar alguma coisa.Deus te abençoe,carinhosamente,Fabíola.

    ResponderExcluir
  9. Meu nome é Márcia estou no 2ºano de de Pedagogia,estou pensando em fazer como tema do meu TCC sobre a musicalização na educação infantil,e gostaria que você me indicasse livros que possam me ajudar no desenvolvimento do meu TCC,e que algo mais eu poderia acrescentar neste trabalho.
    Meu e-mail:marcia.barrosfonseca@bol.com.br

    ResponderExcluir
  10. Adoramos o post. Parabéns pelo Blog, o conteúdo está maravilhoso.

    Também temos algumas matérias sobre o assunto em nosso site. Visite http://www.maniakids.com.br/blog/musicalidade-no-desenvolvimento-infantil/

    ResponderExcluir
  11. Ola,

    Meu nome é Claudia Marcotti e eu represento a “Mavens of London”, uma compania de pesquisa de mercado estabelecida em Londres na Inglaterra. Nós temos como objetivo entender específicos setores do mercado para que assim possamos buscar respostas, causas, rumos e soluções que venham a beneficiar todos os participantes desse setor.
    Atualmente nosso principal interesse é o de entender quais são os maiores desafios pais (e principalmente mães) enfrentam durante suas trajetórias como pais e responsáveis pelo desenvolvimento de suas crianças no Brasil.
    Para que possamos realmente compreender o que os pais e educadores brasileiros pensam e se comportam achamos que nada seria melhor do que o contato direto com pessoas experientes e articuladas.
    Se você é usuário de algum serviço de mensagem instantânea (msn, skype, facebook chat, google chat, ou outros) eu gostaria de convidá-la (lo) à participar da nossa pesquisa por meio de uma breve conversa.

    .Por favor não hesite em me contactar se você tiver interesse em participar ou dúvidas sobre o nosso projeto.

    Muito obrigada,
    Claudia Marcotti
    Market researcher for Mavens of London
    http://www.mavens.co.uk/

    claudia.marcotti@gmail.com

    ResponderExcluir
  12. Boa noite, estou no 5º período de pedagogia pela UVA, em RN, e meu tcc pretendia ser sobre a família e seu compromisso com a escola e seus filhos, porém estou c omo orientador social num projeto social e em sala dediquei tempo a música e vi um ótimo resultado, evidentemente mudei tudo e agora percorro o mundo da musicalidade para me inteirar mais sobre o assunto, gostei do seu blog, estou seguindo e deixo meu e-mail para posteriores contatos...josemir-medeiros@bol.com.br

    ResponderExcluir
  13. Nossa seu blog é maravilhoso, sou estudante do quinto período de pedagogia e faço estágio em uma creche, amei suas idéias, seu blog. Vou fazer minha monografia sobre esse tema A IMPORTÂNCIA DA MUSICALIZAÇÃO NA EDUCAÇÃO INFANTIL visite meu blog http://descobrindooamorpelaeducacao.blogspot.com/ um grande abraço, parabéns...

    ResponderExcluir
  14. Olá ou estudante de Pedagogia pela UNIRIO e professora de Educação Infantil, gostei muito do seu blog, achei maravilho e contribuiu muito para o texto que estou produzindo o qual fala da imprtância da música na Educação Infantil. Obrigada pela contribuição.

    ResponderExcluir
  15. Gostei tanto do seu blog que resolvi segui-lo rsrsrs.

    ResponderExcluir
  16. Oi,vim conhecer seu Blog,amei e já estou super seguindo,parabêns por esse cantinho lindo e muito sucesso aqui!

    Te convido para conhecer meu Blog e se gostar e puder seguir também,será muito bem vinda!

    Ah,tem sorteio rolando por lá,participa? :)

    Beijinhos no core!

    http://umamulherbemvestida.blogspot.com

    ResponderExcluir
  17. oi, sou professora de musica..trabalho com as crianças de 1°a 5 ano, mas este ano vou começar a trabalhar coma educaçao infantil, acho um pouco mais complicado, voce tem algum material pra meindicar?? meu email: gledihta@hotmail.com..agredeço desde ja

    ResponderExcluir
  18. Olá, estou no ultimo semestre do curso de pedagogia, o meu tcc tem como tema musicalização na educação infantil,quero esta comentando sobre os benefícios que a musica traz para vida da criança e não estou me encontrando. por favor vcs tem algo que possa me ajudar! desde já fico grata! amei o blog parabéns!

    ResponderExcluir
  19. Olá, fiquei muito feliz de encontrar seu blog, muito bom!!! Estou no último ano de pedagogia e o meu tcc fala das contribuições da musica na alfabetização de 1º e 2º ano. Por favor envie algum material ou autores relacionados com o tema, desde já agradeço.Beijinhos

    ResponderExcluir
  20. Bom dia! Acho muito interessante a questão de trabalhar a música na educação infantil. Estou cursando o 4º período de Pedagogia no IESM, Timon - MA, e estou seriamente pensando em fazer meu tcc exatamente abordando esse tema.

    ResponderExcluir
  21. Meu nome é Anna Luíza, Adorei seu blog,faço Pedagogia,estou pensando em fazer sobre a musicalização na educação infantil, na minha menografia e gostaria que você me indicasse livros que possam me ajudar...
    Obrigada!

    Meu e-mail:annaluiza.lima330@gmail.com

    ResponderExcluir
  22. inácia gomes estou 5ª Semestre de pedagogia e estamos estudando a importância da música na educação infantil, adorei o blog, pois não tinha conhecimento de como a música é tão importante para o desenvolvimento da criança,
    me ajudou muito.

    ResponderExcluir
  23. Boa noite,

    Escrevo para parabenizar seu site e trabalho desenvolvido, graças a oportunidade de troca de informações com sites de conteúdo qualificado, aprendemos a lidar com mundo infantil.


    Projetos de musicalização infantil tem merecido nossa atenção em especial, gostaria de compartilhar com seus leitores oportunidade de conhecer o projeto de musicalização infantil Palavra Cantada.


    http://www.gclkids.com.br/2014/04/atividades-de-musica-para-a-educacao-infantil/



    Parabéns pelo brilhante site.

    GCL Desenvolvimentos

    ResponderExcluir