sábado, 21 de março de 2009

A IMPORTÂNCIA DA MÚSICA PARA O DESENVOLVIMENTO DA CRIANÇA DE EDUCAÇÃO INFANTIL



Por seu poder criador e libertador, a música torna-se um poderoso recurso educativo a ser utilizado na Pré-Escola. É preciso que a criança seja habituada a expressar-se musicalmente desde os primeiros anos de sua vida, para que a música venha a se constituir numa faculdade permanente de seu ser.
A música representa uma importante fonte de estímulos, equilíbrio e felicidade para a criança. Assim, na Educação Infantil os fatos musicais devem induzir ações, comportamentos motores e gestuais (ritmos marcados caminhando, batidos com as mãos, e até mesmo falados), inseparáveis da educação perceptiva propriamente dita.
Até o primeiro ano de vida, as janelas escancaradas são as dos sentidos. “A criança está aberta para receber” , diz Muszkat. Contar histórias, pôr música na vitrola, agarrar e beijar, brincar com a fala são estímulos que ajudam o aperfeiçoamento das ligações neurais das regiões sensoriais do cérebro.
Gardner admite que a inteligência musical está relacionada à capacidade de organizar sons de maneira criativa e à discriminação dos elementos constituintes da Música. A teoria afirma que pessoas dotadas dessa inteligência não precisam de aprendizado formal para colocá-la em prática. Isso é real, pois não está sendo questionado o resultado da aplicação da inteligência, mas sim a potencialidade para se trabalhar com a música.
Musicalidade é a tendência ou inclinação do indivíduo para a música. Quanto maior a musicalidade, mais rápido será seu desenvolvimento. Costuma revelar-se na infância e independe de formação acadêmica.
Musicalização é um processo cognitivo e sensorial que envolve o contato com o mundo sonoro e a percepção rítmica, melódica e harmônica. Ela pode ocorrer intuitivamente ou por intermédio da orientação de um profissional.
Se todos nascem potencialmente inteligentes, a musicalidade e a musicalização intuitiva são inerentes a todo ser humano. No entanto, apenas uma porcentagem da população as desenvolvem. Grandes nomes considerados gênios da música iniciaram seus estudos na infância, Mozart, Beethoven, Bach, Carlos Gomes e Villa Lobos, entre outros iniciaram seus estudos tendo como mestres os seus respectivos pais.
Embora o incentivo ambiental familiar e a iniciação na infância sejam positivos, não são essenciais na formação musical. Outros fatores podem ser estímulos favoráveis ao desenvolvimento da inteligência musical: a escola, os amigos, os meios de comunicação...
Talento e conhecimento caminham sempre juntos e um depende do outro. Quanto maior o talento mais fácil se torna o conhecimento. Quanto maior o conhecimento, mais se desenvolve o talento.


Músicos não nascem prontos. Nascem com talento e adquirem formação para se tornarem os músicos que desejam ser.

31 comentários:

  1. ola sou estudante de pedagogia UFAM
    estou no ultimo ano meu tema do tcc é muscica
    na aprendizagem vc pod m ajudar e indicar teoricos

    desde ja agradeço

    c.r

    ResponderExcluir
  2. Olá! Sou Pedagoga, formada há 8 anos (ainda engatinhando...), leciono na rede pública de Jundiaí, interior de SP, para uma turma de 2º ano EF. Este ano estamos desenvolvendo o projeto pedagógico da nossa escola sobre música, e eu estava pesquisando na internet quando achei o blog de vocês. Amei, e me tornei seguidora imediatamente!!! Parabéns pelo trabalho! Nunca se acomodem... A educação é uma questão, inicialmente, de comprometimento, sei que vcs sabem disso, percebi pelo blog!!! Parabéns mais uma vez, espero poder trocar experiências! Bjs de caramelo pra vocês!

    ResponderExcluir
  3. ola sou estidante de pedagogia e estou desenvolvendo um trabalho sobre musica na educação vc pode me ajudar com referencial teorico

    ResponderExcluir
  4. Amei seu blog e as informações postadas!
    Abraços!
    http://simonehelendrumond.ning.com
    http://simonehelendrumond.blogspot.com

    ResponderExcluir
  5. OLÁ,ADOREI SEU BLOG...MUITO BOM
    OLHA EU ESTOU FAZENDO MINHA MONOGRAFIA A RESPEITO DA MÚSICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL. POR GENTILEZA,SERÁ QUE VC NÃO PODE ME AJUDAR? DESDE DE JÁ MUITO OBRIGADA VIU?!

    MEU E- MAIL:geane2008@yahoo.com.br

    abraço

    ResponderExcluir
  6. Que bom encontrar vocês, estou no último semestre de Pedagogia na Unopar(Salvador-Ba)também e o meu TCC é sobre música. Amo música, meu marido é professor na área, já trabalhei com coral há mais de dez anos.

    ResponderExcluir
  7. estava fazendo uma pesquisa na net sobre música na educação infantil quando encontrei o seu blog, então depois de lê-lo so posso fazer um comentário: me apaixonei, vida criativa na net é raro então nao perdi tempo e já sou seguidora. Abraços e parabéns.

    ResponderExcluir
  8. oLá que legal o seu blog,estou começando a trabalhar na minha monográfia"sobre música na educação infantil"e se vc tiver algo mais que possa me ajudar me mande por favor.meu Email é: rocha.mmoreirafabiola@hotmail.com.Fecarei muito grata se vc me enviar alguma coisa.Deus te abençoe,carinhosamente,Fabíola.

    ResponderExcluir
  9. Meu nome é Márcia estou no 2ºano de de Pedagogia,estou pensando em fazer como tema do meu TCC sobre a musicalização na educação infantil,e gostaria que você me indicasse livros que possam me ajudar no desenvolvimento do meu TCC,e que algo mais eu poderia acrescentar neste trabalho.
    Meu e-mail:marcia.barrosfonseca@bol.com.br

    ResponderExcluir
  10. Adoramos o post. Parabéns pelo Blog, o conteúdo está maravilhoso.

    Também temos algumas matérias sobre o assunto em nosso site. Visite http://www.maniakids.com.br/blog/musicalidade-no-desenvolvimento-infantil/

    ResponderExcluir
  11. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  12. Boa noite, estou no 5º período de pedagogia pela UVA, em RN, e meu tcc pretendia ser sobre a família e seu compromisso com a escola e seus filhos, porém estou c omo orientador social num projeto social e em sala dediquei tempo a música e vi um ótimo resultado, evidentemente mudei tudo e agora percorro o mundo da musicalidade para me inteirar mais sobre o assunto, gostei do seu blog, estou seguindo e deixo meu e-mail para posteriores contatos...josemir-medeiros@bol.com.br

    ResponderExcluir
  13. Nossa seu blog é maravilhoso, sou estudante do quinto período de pedagogia e faço estágio em uma creche, amei suas idéias, seu blog. Vou fazer minha monografia sobre esse tema A IMPORTÂNCIA DA MUSICALIZAÇÃO NA EDUCAÇÃO INFANTIL visite meu blog http://descobrindooamorpelaeducacao.blogspot.com/ um grande abraço, parabéns...

    ResponderExcluir
  14. Olá ou estudante de Pedagogia pela UNIRIO e professora de Educação Infantil, gostei muito do seu blog, achei maravilho e contribuiu muito para o texto que estou produzindo o qual fala da imprtância da música na Educação Infantil. Obrigada pela contribuição.

    ResponderExcluir
  15. Gostei tanto do seu blog que resolvi segui-lo rsrsrs.

    ResponderExcluir
  16. oi, sou professora de musica..trabalho com as crianças de 1°a 5 ano, mas este ano vou começar a trabalhar coma educaçao infantil, acho um pouco mais complicado, voce tem algum material pra meindicar?? meu email: gledihta@hotmail.com..agredeço desde ja

    ResponderExcluir
  17. Olá, estou no ultimo semestre do curso de pedagogia, o meu tcc tem como tema musicalização na educação infantil,quero esta comentando sobre os benefícios que a musica traz para vida da criança e não estou me encontrando. por favor vcs tem algo que possa me ajudar! desde já fico grata! amei o blog parabéns!

    ResponderExcluir
  18. Olá, fiquei muito feliz de encontrar seu blog, muito bom!!! Estou no último ano de pedagogia e o meu tcc fala das contribuições da musica na alfabetização de 1º e 2º ano. Por favor envie algum material ou autores relacionados com o tema, desde já agradeço.Beijinhos

    ResponderExcluir
  19. Bom dia! Acho muito interessante a questão de trabalhar a música na educação infantil. Estou cursando o 4º período de Pedagogia no IESM, Timon - MA, e estou seriamente pensando em fazer meu tcc exatamente abordando esse tema.

    ResponderExcluir
  20. Meu nome é Anna Luíza, Adorei seu blog,faço Pedagogia,estou pensando em fazer sobre a musicalização na educação infantil, na minha menografia e gostaria que você me indicasse livros que possam me ajudar...
    Obrigada!

    Meu e-mail:annaluiza.lima330@gmail.com

    ResponderExcluir
  21. inácia gomes estou 5ª Semestre de pedagogia e estamos estudando a importância da música na educação infantil, adorei o blog, pois não tinha conhecimento de como a música é tão importante para o desenvolvimento da criança,
    me ajudou muito.

    ResponderExcluir
  22. Boa noite,

    Escrevo para parabenizar seu site e trabalho desenvolvido, graças a oportunidade de troca de informações com sites de conteúdo qualificado, aprendemos a lidar com mundo infantil.


    Projetos de musicalização infantil tem merecido nossa atenção em especial, gostaria de compartilhar com seus leitores oportunidade de conhecer o projeto de musicalização infantil Palavra Cantada.


    http://www.gclkids.com.br/2014/04/atividades-de-musica-para-a-educacao-infantil/



    Parabéns pelo brilhante site.

    GCL Desenvolvimentos

    ResponderExcluir
  23. ORAÇÃO PEDIDO SANTA BARBARA...IANSÃ


    ESTÁ ORAÇÃO PEDIDO SANTA BARBARA...IANSÃ, É PARA QUE O (C)NÃO DESEJE E NEM PENSE , EM SE AFASTAR DE MIM (M), EM TERMINAR NOSSO RELACIONAMENTO QUE ESTAVA COMEÇANDO, EU PEÇO, IMPLORO,ACABE COM A MAGOA DO (C)EM RELAÇÃO A SENTIMENTOS, E ME DE OPORTUNIDADE(M)DE CONQUISTAR(C), E TAMBEM ACABE COM A DESCONFIANÇA QUE SE INSTALOU EM SEU CORAÇÃO DO (C), EM RELAÇÃO A SENTIMENTOS DE AMOR , CARINHO E DESEJO DE (M) POR ELE (C), E ACABE COM ESTA INCERTEZA DE (C), AFASTE O (C) DE QUALQUER OUTRA MULHER, QUE (C) NÃO SINTA INTERESSE OU DESEJO POR NENHUMA OUTRA MULHER E QUE AGORA (C) ESTEJA LEMBRANDO E PENSANDO EM MIM (M), SENTINDO MUITO CARINHO E DESEJO POR MIM (M), E QUERENDO FALAR COMIGO.
    RESTAURE OS SENTMENTOS PERDIDOS, ABALADOS, TRANCADOS NO CORAÇÃO DE (C), S SENTIMENTOS DE AMOR , CARINHO, DESEJO E TESÃO POR MIM (M), E QUE (C) SINTA TUDO ISTO POR MIM (M).
    E TRAGA DE VOLTA O (C) PARA MIM (M), TODO MEU , SO MEU, QUE ELE (C) ME LIGUE , ME PROCURE....URGENTE.
    E SUPLICO, QUE NÓS (C) E (M) NOS ENCONTREMOS E QUE EU (M) CONSIGA DESPERTAR O AMOR EM (C) URGENTE!!!!!!
    QUE SEJAMOS (C) E (M), FELIZES POR LONGOS E LONGOS ANOS E PARA SEMPRE!!!!! ASSIM SEJA, ASSIM SERÁ E ASSIM ESTA FEITO E NÃO SERÁ DESFEITO.

    ORAÇÃO...IANSÃ ....OH MINHA SANTA BARBARA! QUE LIVRAS AQUELE QUE ESTÁ DESESPERADO E ANGUSTIADO, ME AJUDE. SEI O QUANTO VÓS SOIS PODEROSA E FORTE. SOIS MAIS FORTE QUE A VIOLENCIA DOS FURACÕES E O PODER DAS FORTALEZAS! ASSIM COMO TENS FORÇA PRA LIVRAR A TEMPESTADE, ASSIM EU (M) TE PEÇO MINHA PODEROSA SANTA BARBARA, FICA SEMPRE AO MEU LADO, FAÇAS COM QUE (C) ME AME (M), SEJA MEU, SEJA MEU AMOR E FIQUE COMIGO (M). FAÇAS COM QUE ELE (C)PENSE EM MIM (M) O TEMPO TODO, ME LIGUE, ME PROCURE, ME DESEJE TODOS OS DIAS E ME AME.
    NÃO AGUENTO MAIS DE TANTA ANGUSTIA. SEI QUE NÃO TENHO FORÇAS NEM O PODER DE CONQUISTAR ESSA GRAÇA SOZINHA. POR ISSO, EU TE IMPLORO HUMILDEMENTE MINHA SANTA BARBARA, ME AJUDE NESTE MOMENTO, SEREI ETERNAMENTE GRATO. AJUDA-ME ALCANÇAR ESTA GRAÇA, MINHA SANTA BARBARA, PARA PODER AUMENTAR MAIS MINHA FÉ, TER A CONSCIÊNCIA DE QUANTO ES PODEROSA E MILAGROSA, E PODER TE LOUVAR PARA SEMPRE. INTERCEDA A DEUS PAI, AO SEU FILHO JESUS CRISTO E AO ESPIRITO SANTO EM MEU FAVOR, MINHA SANTA BARBARA! EU (M) SEI QUE PODES FAZER ISSO.
    RESTAURA O AMOR, O DESEJO E O TESÃO DE (C) POR MIM (M), QUE ELE (C)SEJA MEU AMANTE APAIXONADO . E EU (M) SUA ÚNICA E EXCLUSIVA MULHER AMADA. TRAGA (C) DE VOLTA E PARA PERTO DE MIM (M). QUE (C) SE AFASTE DEFINITIVAMENTE DE OUTRAS MULHERES E NÃO SINTA ATRAÇÃO POR NENHUMA MULHER QUE ELE (C)PROCURA OU QUE O PROCURE NÃO CONSIGA ATINGIR O CORAÇÃO E O DESEJO DE (C), QUE NENHUMA OUTRA MULHER RESPONDA Á SUA PAQUERA OU TENHA QUALQUER INTIMIDADE COM ELE (C), E QUE A PARTIR DE HOJE ELE (C) SÓ TENHA PENSAMENTOS , DESEJOS E TESÃO COMIGO (M). LIVRA-ME DESSA ANGUSTIA, TRAGA (C) DE VOLTA E DEFINITIVAMENTE PARA MIM (M), TRAGA ELE (C) PARA MEU LADO. QUE A CADA VEZ QUE ESSA ORAÇÃO FOR LIDA POR ALGUÉM DESESPERADO, ANGUSTIADO E AFLITO, MAIS FORTE ELA SE TORNARÁ. POR ISSO VOU PUBLICA-LÁ PARA SER LIDA POR MUITAS PESSOAS QUE NECESSITEM DA SUA GRAÇA, PEDINDO MINHA SANTA BARBARA, QUE ME CONCEDAS ESSA GRAÇA: E QUE (C) ME AME, SO TENHA AMOR,CARINHO E DESEJO POR MIM (M).
    E AFASTE (C) DE QUALQUER OUTRA MULHER, AGORA E DEFINITIVAMENTE E PARA SEMPRE E TRAGA (C), COMO MEU AMANTE APAIXONADO, PARA MIM (M) URGENTE E PARA SEMPRE AO MEU LADO, COM AS FORÇAS E SEUS PODERES MINHA SANTA BARBARA EU VOU CONSEGUIR ALCANÇAR ESSA GRAÇA, ESSA BENÇÃO.AMÉM!!!

    ResponderExcluir
  24. meu Nome e Esilene estou desenvolvendo meu tcc em musica na edução infantil,gostaria que me enviasse algums nome de livros, por que não sei por onde começar. grata!

    ResponderExcluir
  25. segue meu Email, Esilene_elza@hotmail.com

    ResponderExcluir
  26. Muito bom o blog, quero inserir a música na creche em que sou diretora, pois acho que a música é muito importante no desenvolvimento das crianças.

    ResponderExcluir
  27. Oi achei muito interessante estam9s pesquisando sobre a a musica no processo da aprendizagem...
    Vc poderia me indicar livros que fala sobre a musica na edicacao infantil
    Email: geanecsouza456@hotmail.com
    Obrigada

    ResponderExcluir
  28. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  29. OLÁ, ESTOU INICIANDO UM ARTIGO SOBRE ESSE ASSUNTO E VC PODE ME AJUDAR INDICANDO LIVROS E OUTROS ARTIGOS PARA PESQUISA? EMAIL: ELLEN.PFERREIRA@HOTMAIL.COM

    ResponderExcluir
  30. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  31. Olá. Primeiramente gostaria de parabenizá-las pelo blog e dizer que amei as publicações de vocês.
    Cheguei aqui por meio de pesquisas relacionadas ao tema da música na educação infantil, buscando embasamento teórico para contribuir com meu trabalho de conclusão de curso.
    Peço encarecidamente que se possível vocês poderiam me mandar algum material relacionado a esse tema ou até mesmo indicações de artigos, livros ou qualquer outro material sobre. Será de grande ajuda para o desenvolvimento de meu trabalho.
    Grata
    Michelly
    michellyferreira_m@hotmail.com

    ResponderExcluir